Monday, April 20, 2009

10 anos

No campo de Páscoa do IMP fizemos um exercício de visualização sobre a nossa vida daqui a 10 anos e trouxemos como trabalho de casa comparar com a nossa vida de há 10 anos atrás.

Hoje fiz esse exercício e para meu espanto verifiquei que há exactamente 10 anos atrás tomei uma decisão que mudou a minha vida: aqui decidi que merecia uma vida melhor e escolhi viver.

Dez anos passaram sobre essa decisão e aqui estou eu a mudar novamente de vida, a escolher viver, a dar um salto de fé rumo ao desconhecido :)

Afinal sei cuidar de mim e é muito bom saber isso. É reconfortante saber que posso confiar em mim mesma para me proteger e para escolher aquilo que realmente quero viver.

Foram muitas as pessoas que cruzaram a minha vida nesse tempo e me ajudaram a crescer e a caminhar. O meu profundo agradecimento a todos, principalmente ao Vitor que partilhou comigo quase 7 desses 10 anos. Amo-vos do mais profundo do meu ser.

Thursday, April 16, 2009

O que me diz o medo

Escolhi mudar de vida. Deixar o meu emprego, ir morar no campo e viver daquilo que me dá prazer: ser terapeuta de reiki, dedicar-me à permacultura, fazer e vender pão, bolachas, compotas e outras coisas que irão surgindo.

Depois de tomada a decisão senti a leveza de ter tomado o caminho certo, mas pouco tempo depois fui assaltada pelo medo... recusei-me a olhar para ele, achei que me ia dizer para voltar atrás, que não ia conseguir sustentar-me e pagar as contas no final do mês. Fechei-me a este sentimento e repeti para mim mesma "Sou forte, é isto que quero e vou conseguir materializá-lo".

Mas durante os dias seguintes o medo continuou lá, a lembrar-me constantemente da sua presença. E eu teimosamente continuei a resistir olhá-lo nos olhos.

Hoje permiti-me finalmente sentir e ouvir tudo o que este sentimento trazia. E para meu espanto disse-me:

Escolheste um caminho desconhecido, não te podes dar ao luxo de o trilhar de olhos fechados.
Aceita a tua fraqueza assim como a tua força.
Respira fundo, ergue a cabeça e sente a vida correr no teu corpo.
Sente como o desconhecido, o medo, o novo te fazem sentir incrivelmente viva.
Sente o prazer e a dor, o medo e a certeza, tudo ao mesmo tempo.
Porque a vida é assim mesmo: intensa como um orgasmo.

Lembrei-me do que disse o Pramod num dos encontros do umbigo: para lá do medo está o prazer. E de facto, apesar de sentir o medo da mudança, a verdade é que me sinto incrivelmente viva.

Amo-vos.

O cão que ruge :D

Em Maio do ano passado este cão fartou-se de perseguir a própria cauda e desejou mudar de vida. É bem verdade que o universo nos dá tudo o que pedimos e aqui estou eu a materializar a nova vida que escolhi :)

Decidi deixar o meu confortável mas frustrante emprego, o meu seguro mas amargo ordenado e partir rumo ao desconhecido, abrir as asas e voar livre pelo infinito.

Há quem me considere louca e há também os que admiram a minha coragem, mas só eu sei o quão grande era a dose de coragem e de loucura necessária para ficar.

Sinto-me leve, forte, tenho vontade de rugir ao mundo tudo o que sou (Élia, afinal aquela frase era para mim).

AQUI sou EU.