Wednesday, June 17, 2009

O objectivo da vida

Que o meu coração sinta apenas amor incondicional.
Que os meus olhos vejam a beleza da vida.
Que a minha voz cante a melodia da compaixão.
Que a minha mente compreenda somente a gratidão.
Que o meu corpo dance em celebração.
Que a minha boca saboreie a doçura da abundância.
Que eu cheire o perfume mágico da criação.
Que eu oiça a suave melodia do silêncio infinito.
E que respire a grandiosidade da alma que me habita.

Porque esse é o objectivo da vida:
expressar o divino num corpo humano.

Que assim seja! E assim é :)

Tuesday, June 16, 2009

Selo «Blog Dourado»

O prémio foi atribuído pela Coração de Lys, do blog com o mesmo nome: coração de lys e eu agradeço :)



"É um prémio que homenageia os melhores blogs e tem a sua simbologia nas cores que utiliza. A cor azul representa paz, profundidade e imensidão. A cor dourada a sabedoria, a riqueza e a claridade das ideias. O prémio em si representa a união entre os blogueiros."

As regras: temos que publicar o prémio, o nome da pessoa que nos premiou e o link do blog. Podemos premiar até 15 blogs e devemos avisá-los sobre o prémio.

Quanto aos premiados com o selo, vou fazer como a Lita e atribuí-lo a todos os seguidores do "Almas Gémeas" e a todos os blogs que acompanho.

e tenho também que agradecer á Lita, porque também ela me ofereceu o selo. Muchas gracias! :)

Educar e sonhar

Enquanto preparo o próximo círculo de mulheres, deparo-me com imensas coisas que não sei sobre o meu corpo, sobre a sua relação com a lua. Tantas coisas que não sei e que afectam a minha vida. No entanto, passei 18 anos no ensino oficial e mais cerca de 9 anos a tirar 2 licenciaturas... e hoje vejo que aproveito muito pouco do que aprendi nesses anos, fechada entre 4 paredes, a debitar as ideias de outros...

O que ensina afinal a escola? Muito pouco, na minha opinião. Estimula apenas 2% do nosso cérebro: o intelecto. Os restantes 98% e todo o seu potencial são simplesmente ignorados.

Não nos ensina sobre o nosso corpo (na escola só aprendemos sobre a parte física, mas há muito mais...), sobre como cuidar dele e como funciona. Não nos ensina a lidar com as emoções nem com a mente, a estar connosco e com os nossos pensamentos. Não nos ensina a procurar quem somos nem o que queremos da vida. Não nos estimula a procurar o sonho que comanda a nossa vida, que nos devolve o brilho aos olhos e o sorriso rasgado até às orelhas. Não nos ensina a lidar com os outros, com os animais e com a natureza. Não nos ensina o mais fundamental: que tudo está ligado e por isso o que fizermos aos outros e á natureza tem repercussões em nós.

Soube que Pitágoras usava a matemática e os triângulos duma forma espiritual, para compreender os mistérios do universo e da vida. Quem diria! Muito diferente do que aprendemos na escola, não é? Talvez dessa perspectiva houvesse mais sucesso na matemática ;)

A escola não estimula o pensamento próprio, as respostas certas são dadas e são essas que garantem as boas notas. Somos ensinados durante anos a acreditar em dogmas, a não questionar, a obedecer, no fundo a depender das ideias dos outros...e a não cultivar as nossas.

Somos formatados num "formato" conveniente e obediente, que não pensa, não questiona, e assim se garante que não há mudança...

Este fim-de-semana ouvi o Rik falar sobre este tema, e hoje encontrei estes vídeos no blog da Ana. Confesso que olho os meus anos de estudo como um desperdício de tempo, quando agora é que estou verdadeiramente a aprender aquilo que me é importante e que nutre a alma e o coração.

A Escola e a sociedade em geral criam dependentes: controlados pelas emoções que não compreendem, dependentes das ideias dos outros, dependentes das empresas ou do estado para empregos e salários...

É esta a educação que queremos para nós e para as nossas crianças? Ou queremos uma escola e uma sociedade que valorize as pessoas de forma integral, estimulando o que de melhor há em cada uma?

É altura de sermos a mudança que queremos ver no mundo, aqui e agora! Da minha parte vou passar esta mensagem e investigar as escolas Waldorf. É que sabem, eu tenho um sonho: sonho com a mudança e uma nova sociedade e não vou ficar aqui de braços cruzados :)

Dizem que o sonho comanda a vida... e eu suspeito que seja verdade :)

E tu, com que sonhas?

A importância de nos conhecermos

Se levarem por diante o que está dentro de vós,
O que fizerem salvar-vos-á.
Se não levarem por diante o que está dentro de vós,
O que não fizerem destruir-vos-á.

Jesus, no Evangelho segundo São Tomás

Mulheres

Mulheres são tecelãs
Tecem sonhos com fios de lágrimas...
Mulheres são tecelãs.
Tecem vidas em suas barrigas
Com esperanças e alegrias infantis.
Mulheres são feiticeiras.
Inventam magias e encantamentos.
E atraem e cativam com um simples olhar.
Mulheres são meninas.
Acreditam em príncipes e finais felizes.
Mulheres são guerreiras
Enfrentam a luta com galhardia.
E não esmorecem mesmo quando cansadas.
Mulheres são sábias.
Trazem em si toda a sabedoria do mundo.
O repartir entre os filhos,o pão,o carinho e o próprio tempo.
Mulheres são especiais.
Mulheres são seres próximos dos Deuses.
Mulheres são mães.
A mais perfeita tradução do mistério da eternidade da alma.
(Rita Licks)

Monday, June 15, 2009

Ser Mulher

A Mulher é um mistério,
não é para compreender,
é para amar.

Ser mulher,
é muito mais que ser mãe,
é ser mãe de todos e de tudo.
É ser puro amor.
Amor incondicional.

É sentir e saber,
aquilo que a mente não consegue compreender.

É ser algo tão subtil e mágico,
que não se pode definir,
apenas se pode sentir.

É ser flexível e adaptável como a água,
mas também abarcar a sua força imensa.

É ser indefinida como o vento,
mas a todos levar o seu alento.

É ondular ao sabor dos ciclos da natureza,
sem nunca perder o seu centro.

É ser magia, amor, força e poder.
E assim é Ser Mulher!

Círculos de mulheres

Pelo caminho ao encontro da minha energia feminina cruzei-me com os círculos de mulheres.

Os círculos são um reencontro entre mulheres, que através da partilha de experiências criam um espaço sagrado, no qual cada uma se sente segura para descobrir, curar e expressar a sua essência mais profunda. Para que possamos sentir o que é realmente ser Mulher, encontrar a nossa força, o nosso poder, a nossa voz, a nossa magia.

Quando mudamos o nosso comportamento e crenças perante nós mesmas, os outros e a sociedade, influenciamos todos e tudo o que nos rodeia, criando mudança. E assim, o objectivo dos círculos é criar essa mudança nas mulheres, para que seja possível construir uma nova sociedade, alicerçada em valores como a cooperação e o respeito pela natureza, por nós mesmas e pelos outros.

Mas isso só será possível com homens de coração aberto e mulheres fortes que encontraram a sua voz e a sua expressão. Numa sociedade patriarcal, cabe provavelmente às mulheres o papel mais difícil: o de se aceitarem e expressarem sem medos, sem preconceitos e sem vergonhas a sua/nossa condição de mulheres.

Chegou o momento da mudança, aqui e agora. Deixo-vos o apelo: juntem-se aos círculos de Mulheres!

Em Portugal conheço apenas os círculos organizados pela AiGA, em Lisboa, e os que eu organizo em Coimbra (nas luas cheias e luas novas). Se não há círculos na vossa área, deixo-vos o desafio de organizarem um!

O que significa ser feminina?

Há cerca de 2 anos permiti-me olhar para a mulher que há em mim e percebi que não sabia o que era ser feminina. Procurei sinais dessa essência nas outras mulheres, mas encontrei principalmente femininos reprimidos e comportamentos masculinos. A minha busca voltou-se para a literatura e a internet, e aos poucos fui juntando as peças que encontrava e que faziam sentido para mim. Começou assim o resgate da mulher que há em mim: pedaço por pedaço, peça por peça.

O que é afinal a energia feminina? qual a essência desta energia criadora?

Para mim feminino é união, cooperação, suavidade, beleza, doçura, harmonia, generosidade, nutrição, força, flexibilidade, justiça, intuição, criatividade, sensibilidade, empatia. A Mãe que a todos ama e acolhe. O ciclo infinito de vida e morte, yin e yang, mudança, transmutação e magia.

Hoje sinto-me renascer de mim mesma, sinto-me aqui e agora, renovada e pronta para uma nova vida. Que assim seja!