Enquanto preparo o próximo círculo de mulheres, deparo-me com imensas coisas que não sei sobre o meu corpo, sobre a sua relação com a lua. Tantas coisas que não sei e que afectam a minha vida. No entanto, passei 18 anos no ensino oficial e mais cerca de 9 anos a tirar 2 licenciaturas... e hoje vejo que aproveito muito pouco do que aprendi nesses anos, fechada entre 4 paredes, a debitar as ideias de outros...
O que ensina afinal a escola? Muito pouco, na minha opinião. Estimula apenas 2% do nosso cérebro: o intelecto. Os restantes 98% e todo o seu potencial são simplesmente ignorados.
Não nos ensina sobre o nosso corpo (na escola só aprendemos sobre a parte física, mas há muito mais...), sobre como cuidar dele e como funciona. Não nos ensina a lidar com as emoções nem com a mente, a estar connosco e com os nossos pensamentos. Não nos ensina a procurar quem somos nem o que queremos da vida. Não nos estimula a procurar o sonho que comanda a nossa vida, que nos devolve o brilho aos olhos e o sorriso rasgado até às orelhas. Não nos ensina a lidar com os outros, com os animais e com a natureza. Não nos ensina o mais fundamental: que tudo está ligado e por isso o que fizermos aos outros e á natureza tem repercussões em nós.
Soube que Pitágoras usava a matemática e os triângulos duma forma espiritual, para compreender os mistérios do universo e da vida. Quem diria! Muito diferente do que aprendemos na escola, não é? Talvez dessa perspectiva houvesse mais sucesso na matemática ;)
A escola não estimula o pensamento próprio, as respostas certas são dadas e são essas que garantem as boas notas. Somos ensinados durante anos a acreditar em dogmas, a não questionar, a obedecer, no fundo a depender das ideias dos outros...e a não cultivar as nossas.
Somos formatados num "formato" conveniente e obediente, que não pensa, não questiona, e assim se garante que não há mudança...
Este fim-de-semana ouvi o
Rik falar sobre este tema, e hoje encontrei estes
vídeos no blog da Ana. Confesso que olho os meus anos de estudo como um desperdício de tempo, quando agora é que estou verdadeiramente a aprender aquilo que me é importante e que nutre a alma e o coração.
A Escola e a sociedade em geral criam dependentes: controlados pelas emoções que não compreendem, dependentes das ideias dos outros, dependentes das empresas ou do estado para empregos e salários...
É esta a educação que queremos para nós e para as nossas crianças? Ou queremos uma escola e uma sociedade que valorize as pessoas de forma integral, estimulando o que de melhor há em cada uma?
É altura de sermos a mudança que queremos ver no mundo, aqui e agora! Da minha parte vou passar esta mensagem e investigar as escolas Waldorf. É que sabem, eu tenho um sonho: sonho com a mudança e uma nova sociedade e não vou ficar aqui de braços cruzados :)
Dizem que o sonho comanda a vida... e eu suspeito que seja verdade :)
E tu, com que sonhas?